sábado, 13 de agosto de 2011

VaMOS Juntos: Chapa 2 recebe apoios no Oeste

O candidato a presidente do SJSC pela Chapa 2, Valmor Fritsche, acompanhado da forte representação de profissionais da região na formação da chapa de oposição, que inclui os colegas Vagner Dalbosco, Veruska Tasca, Sirliane Freitas e Lilian Simioni, percorreu nos dias 11 e 12 redações de rádios, jornais e tevês, assessorias de imprensa, agências e universidades do Oeste, passando por várias cidades, como Concórdia, Seara e Chapecó.

A recepção às propostas da Chapa 2 foi a melhor possível. “A região do Grande Oeste tem um conjunto de jornalistas que vêm conquistando um espaço de destaque no cenário catarinense”, observa Fritsche. “Temos colegas com trajetórias históricas, que marcam o jornalismo da região, e, ao mesmo tempo, cursos de jornalismo como na Unochapecó, em Chapecó, na Unoesc, em São Miguel do Oeste, na Celer, em Xaxim, e na UnC, em Concórdia, assim como no Meio Oeste, em Joaçaba e Caçador, responsáveis pela formação de novas safras de jornalistas”, destacou. Para ele, o SJSC precisa estar em sintonia com esta realidade e atuar em parceria com os profissionais, percebendo as demandas locais e reafirmando as lutas coletivas.

É expressivo o número de jornalistas que se manifestam favoráveis à renovação. A principal queixa dos colegas do Oeste é a ausência do Sindicato na região e o sentimento de total abandono. Na avaliação dos candidatos da Chapa 2, não é admissível, por exemplo, que cidades representativas como São Miguel do Oeste e Xanxerê, dotadas de universidade, emissoras de rádio, tevê e jornais, com tantos profissionais atuando, tenham cada uma apenas um jornalista apto a votar nesta eleição, ou seja, um completo afastamento dos profissionais em relação ao Sindicato.

Uma das principais reivindicações dos jornalistas do Oeste é a implantação de uma estrutura física na região (que pode ser em parceria com outro Sindicato), para que os profissionais desta grande região, distante de Florianópolis, tenham uma referência no seu cotidiano, facilitando o encaminhamento de solicitações e a interação com o órgão representativo da categoria. Além disso, reivindicam um Sindicato mais presente, não apenas no que se refere a questões salariais, mas na promoção de eventos, debates e cursos de qualificação. Fritsche destacou aos colegas que entre as propostas da Chapa 2 está a de descentralizar as ações e as decisões do Sindicato, fazendo com que todas as regiões realmente participem e tenham força e voz na entidade. “Nos últimos anos, por conta do seu descrédito junto à categoria, o SJSC vem encolhendo continuamente e cada vez mais colegas estão deixando de participar do movimento sindical”, aponta o candidato da oposição. “Com uma atuação democrática, agregadora, pluralista e sem discriminações, vamos reverter esta tendência e fazer um novo sindicato”, enfatizou.

Uma confraternização que reuniu, em Chapecó, membros da Chapa 2 e apoiadores, encerrou o roteiro do candidato a presidente pelo Oeste. A campanha segue fortalecida na região com os candidatos e, cada vez mais, com apoios e adesões.

Confira o álbum de fotos da campanha em Chapecó, Seara e Concórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário