quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Carta aberta aos jornalistas egressos do Bom Jesus/Ielusc

Caríssimos/as colegas de profissão,

Nos dias 25 e 26 de agosto haverá eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). O pleito será realizado via internet, acompanhando as modas da era digital. Duas chapas estão na disputa. Como ex-professores e hoje colegas dessa profissão, tão apaixonante quanto arrebatadora, mandamos essa missiva com um singelo objetivo: pedir votos à Chapa 2 – VaMOS Juntos, que representa a oposição.

Liderada pelo jornalista Valmor Fritsche, companheiro que conhecemos desde os anos 1980, quando ele fez o curso na UFSC, a Chapa 2 – VaMOS Juntos representa um desejo de mudança profunda, baseada no resgate da capacidade de mobilização e aglutinação de todos os profissionais do jornalismo de SC, independentemente de suas áreas de atuação.

Para nós, que lutamos há muito tempo por reconhecimento e valorização profissional do jornalismo, em defesa da formação superior, é inadmissível que tenhamos como representante, há seis anos, uma direção que sindicalizou os chamados “precários” (com registro em função da decisão do Supremo Tribunal Federal). As demais entidades, à exceção do SJSC, atenderam a orientação da FENAJ e continuaram negando sindicalização e encaminhando a luta pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional, que resgatam a exigência do diploma para o exercício profissional, que ora tramitam no Senado e na Câmara Federal.

Há algum tempo, tivemos o privilégio e o prazer de dividir experiências pedagógicas com alguns de vocês no curso do Ielusc, em Joinville. Agora estamos pedindo voto na Chapa 2, querendo compartilhar um projeto: “A construção de um Sindicato por, de e para todos e todas! Que seja radicalmente democrático e avance na defesa do jornalismo e da profissão, sem jamais abandonar princípios de solidariedade e companheirismo entre os trabalhadores”.


Gastão Cassel
Jacques Mick
Samuel Lima
Sérgio Murilo de Andrade
Izani Mustafá

Nenhum comentário:

Postar um comentário