sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sindicato ausente: esta a situação observada em Lages pelas visitas da Chapa 2

As candidatas da Chapa 2 Valci Zuculoto (vice Presidente) e Tânia Machado de Andrade (conselheira junto à FENAJ) visitaram Lages na quinta-feira, dia 18, e conversaram com a maioria dos profissionais que exercem o jornalismo naquele município. Estiveram na RBS/DC, Correio Lageano, jornal O Momento e no setor de comunicação da Prefeitura. Fizeram questão de manter contatos ou visitar inclusive locais de trabalho onde, embora existam profissionais em atuação, infelizmente eles não souberam ou não foram avisados em tempo sobre como participar do SJSC e das suas eleições. A Chapa 2, sim, está visitando não só os lugares que têm votos, mas procurando conversar e conhecer mais a fundo a situação de todos os jornalistas de Santa Catarina.

Em Lages, a Chapa 2 mais uma vez constatou uma triste realidade, que tem sido recorrente em grande parte das suas visitas aos jornalistas catarinenses: a atual direção do sindicato tem estado ausente, pois nada fez ou nem tomou conhecimento de vários problemas enfrentados pela categoria naquele município. Evidência desta situação é que uma cidade com o tamanho, a importância de Lages e com tantos profissionais, conta com menos de 10 na lista de sindicalizados aptos a votar. Mesmo nos locais de trabalho onde há candidatos da outra chapa, os jornalistas não estão sindicalizados ou não estão aptos a votar. Qual será o motivo para a atual direção do sindicato não ter buscado aumentar o número de sindicalizados ou de profissionais em dia em Lages?

Além de jornalistas que até agora não foram orientados pelo SJSC sobre como votar, em Lages há também profissionais em condições de obter o registro, de se sindicalizarem ou se colocarem em dia, mas que não foram estimulados a resolver sua situação ou sequer receberam informações para isso.

Nas visitas e contatos feitos em Lages, a Chapa 2 foi bem recebida pelos jornalistas e todos ouviram com atenção as nossas propostas, com destaque para as que se destinam a agregar mais a categoria em torno do Sindicato, melhorar a comunicação com todos os profissionais do Estado e criar estruturas físicas do SJSC para atender melhor os associados em outros municípios além da capital. Também se interessaram bastante pelos nossos compromissos em promover ações para a capacitação e atualização profissionais por meio de cursos, palestras, seminários, convênios para estudos, entre outros, em buscar resolver e esclarecer questões sobre o registro, a formação e a sindicalização, em dar melhor atendimento aos jornalistas do serviço público.

Enfim, os jornalistas que atuam em Lages se mostraram satisfeitos em ter a oportunidade de conversar sobre suas necessidades e expectativas – alguns há muito tempo não recebiam uma visita para debater questões sindicais e da profissão. E a Chapa 2 esclareceu que não visita locais de trabalho apenas em período de eleição, para pedir voto. Assim que for eleita, a “VAMOS JUNTOS” voltará a Lages para iniciar um trabalho de tornar o Sindicato efetivamente presente em todos os locais de trabalho, em contato com todos os jornalistas do município.

Sucursal RBS/DC

Conversa com colegas do Correio Lageano.

Colegas do Correio Lageano receberam o informativo da Chapa 2.

A redação do jornal O Momento também recebeu a visita da Chapa 2.

*Os candidatos Chapa 2 viajam pelo Estado em campanha com recursos dos seus próprios bolsos e de doações dos seus apoiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário