terça-feira, 16 de agosto de 2011

Chapa 2, de oposição, recomenda à chapa 1 as sandálias da humildade

Não se sabe a razão de tanta agressividade e deboche. No debate desta segunda-feira (15), em Blumenau, o comportamento dos representantes da chapa que pretende um TERCEIRO mandato para o mesmo presidente surpreendeu a todos presentes. Se estão tão seguros que fizeram nos últimos SEIS anos dois bons mandatos e por isso pretendem permitir ao presidente ficar no cargo NOVE anos, se estão tão bem informados sobre tudo e sobre todos, por que tanto destempero?

Estão acusando, na internet, nosso candidato, Valmor Fritsche, de não saber que o estágio foi decidido no Congresso de Ouro Preto, em 2004. Se era pra ser preciso, aliás, deveriam ter dito que não foi em Minas, mas em Vila Velha (ES), em 1997, que o estágio voltou a ser defendido pela Fenaj, dentro do programa de qualidade do ensino de jornalismo. Mas afinal, o que isso importa? Por que tanta preocupação em relação à data da aprovação do estágio, justamente da parte de um candidato que tem boicotado diversos projetos de estágio em Santa Catarina e, em contrapartida, preside há SEIS anos o ÚNICO Sindicato do Brasil a associar jornalistas sem o devido registro profissional no Ministério do Trabalho?

Valmor Fritsche, no debate promovido pela Associação de Impressa do Médio Vale do Itajaí, no auditório do Curso de Jornalismo do IBES, demonstrou respeito aos presentes, inclusive aos adversários, que não são INIMIGOS, e admitiu que tem muito para aprender. Foi acusado, pelo presidente que pretende ficar no cargo NOVE anos, de não estar presente nas poucas atividades desenvolvidas pela SJSC na cidade. Pudera! Valmor não é profissional do sindicalismo e como a imensa maioria da categoria tem que ralar para sobreviver. Isso não significa alienação ou desconsideração pela pauta do movimento sindical dos jornalistas brasileiros.

O candidato a presidente da Chapa VaMOS Juntos, Valmor Fritsche, é uma novidade positiva nesta campanha. Tem conhecimento da profissão e disposição para o trabalho. É cordial no tratamento pessoal, firme nos princípios éticos e tem credibilidade entre os colegas. A exigência de um nível de informação de importância relativa esconde, na verdade, o interesse de que nada mude, pra tudo continuar do jeito que está.

Inspirado, o candidato a presidente da Chapa de Oposição, lembrou ao atual presidente que não cabe a quem ocupa este cargo de representante da categoria atacar de forma preconceituosa os colegas de profissão, como vem fazendo sistematicamente a chapa da situação, incluindo ele. Valmor disse também acreditar na vitória, que a alternância é o pilar da democracia e que será bastante “proveitoso” ao atual presidente, depois de um longo período de afastamento, retornar ao mercado de trabalho.

Sérgio Murillo de Andrade, jornalista que também tem muito que aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário