quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Chapa 2 faz roteiro nas redações do Sul do estado

Redações dos veículos de comunicação nos municípios de Criciúma e Tubarão na região Sul do estado foram visitadas por integrantes da Chapa 2, na terça-feira (23). O candidato a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Valmor Fritsche, e a colega de chapa Janine Koneski de Abreu (Comissão de Comunicação e Eventos) apresentaram as propostas da oposição nos jornais Diário de Notícias, Jornal da Manhã, A Tribuna, na sucursal do Diário Catarinense, da RBS TV e da RIC em Criciúma. Os jornalistas do Sul pedem que durante a nova gestão o SJSC se aproxime mais da categoria na região. Os colegas reclamaram da falta de informações sobre o trabalho do Sindicato, o que, segundo eles, justifica o baixo número de sindicalizados nas redações.

No Jornal da Manhã, os colegas da redação se reuniram para conhecer as ações previstas pela Chapa 2 em benefício da categoria. Uma das principais questões levantadas foi a necessidade de reajuste do piso salarial dos jornalistas. Os colegas do Sul observaram também que é muito pequeno o número de sindicalizados na região. Valmor Fritsche explicou que a intenção da Chapa 2 é que em três anos os jornalistas catarinenses possam recuperar o piso salarial da categoria, hoje o quarto pior do País. “Nosso piso precisa se equiparar, no mínimo, ao praticado em Alagoas, que é de R$ 2,3 mil”, explicou Valmor. “Para isso, temos que mobilizar os jornalistas numa grande campanha salarial”.

O candidato da oposição esclareceu ainda que a expectativa é de que o SJSC possa instalar um escritório no Sul do estado para atender as demandas da classe na região. “Faremos uma assembleia na região para que vocês possam escolher os seus delegados, representantes do Sindicato junto aos colegas”, garantiu. “Não estamos nomeando delegados antes da eleição porque a queremos que a escolha seja dos jornalistas dos municípios do Sul”.

No A Tribuna vários colegas também aproveitaram a presença dos integrantes da Chapa para tirar dúvidas individuais, assim como na redação do recém-lançado Diário de Notícias. Valmor Fritsche foi entrevistado pela repórter Keley Alves de A Tribuna. Ainda em Criciúma na visita à RBS e DC no Morro Cequinel, a comitiva da Chapa 2 conversou longamente com os colegas sobre a conjuntura da comunicação do Estado e questionou a situação dos cinegrafistas da tevê, já que eles têm direito ao registro de jornalista como repórteres cinematográficos.

Em Tubarão foram visitadas as redações do Notisul e do Diário do Sul, onde mais uma vez ficou comprovada a ausência do Sindicato na região. “Vamos intensificar a comunicação com os profissionais de Tubarão, o que vai favorecer o crescimento no número de sindicalizados na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário