quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Redação do DC recebe candidatos da Chapa 2

Integrantes da Chapa 2 – Vamos Juntos se encontraram com os colegas da redação do Diário Catarinense na tarde de quarta-feira (17/08/2011), em Florianópolis.

Ao lado de Janine Koneski de Abreu (Comissão de Comunicação e Eventos) e Aderbal da Rosa Filho, o Deba (Delegação ao Conselho de Representantes da FENAJ), o candidato a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Valmor Fritsche, distribuiu o informativo com as principais propostas da oposição e conversou com os jornalistas do DC sobre a necessidade de se restabelecer o diálogo com toda a categoria, hoje desmotivada a participar da sua entidade de representação profissional.

“O contato cotidiano é essencial para fortalecer nossa categoria e permitir que o sindicato volte a ter coragem de enfrentar os reais problemas vividos no mercado de trabalho”, comentou Valmor Fritsche. Para isso, segundo ele, é necessário abrir um canal livre e direto dos jornalistas com o seu sindicato, que permita ao empregado ou trabalhador autônomo sugerir ações, denunciar os abusos e também fazer críticas à entidade se for o caso. “Ao mesmo tempo, o jornalista tem de obter uma resposta rápida e eficiente aos seus questionamentos e um atendimento que solucione ou encaminhe de forma adequada o seu problema”.

A ausência do Sindicato no cotidano das redações ficou fragrante em diversas manifestações. No DC, em 3 editorias repetiu-se a reclamação de que "o Sindicato só aparece na redação em época de eleição", complementadas com frases como "chega, deu pra bola, 6 anos é demais! E ainda querem 9?!" e "Tem que mudar,temos que chacoalhar com o nosso Sindicato". Mostraram-se grandes, também, a desinformação e incerteza de como será o processo eleitoral do SJSC, evidenciando que o sistema de eleição pela internet ampliou a burocracia para que o associado possa participar das definições sobre o destino de seu Sindicato.

Após o encontro no DC, o candidato Valmor Fritsche disse estar satisfeito com as manifestações recebidas dos colegas. Para ele, o chamado corpo-a-corpo com a redação permite mostrar que uma nova maneira de conduzir o sindicato é possível: “Com a Chapa 2 estamos apresentando aos jornalistas uma oportunidade concreta de renovação, que contempla a salutar alternância na direção da entidade, pressuposto básico das práticas democráticas”.

De acordo com o candidato, a visita foi também uma oportunidade de rever amigos, uma vez que Valmor Fritsche trabalhou no DC no início da carreira como diagramador, quando ainda era estudante de jornalismo, e, posteriormente, já formado, como repórter na editoria de economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário