quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pede pra sair!

O premiado repórter fotográfico, Hermínio Nunes, 25 anos de profissão e cinco anos de Diário Catarinense, foi demitido no início do mês passado do Jornal. Até aí, nenhuma surpresa. A RBS tem uma prática nefasta e desumana de não valorizar a experiência e demitir profissionais com dezenas de anos de casa. Adota essa técnica de terror há muito tempo, inclusive promovendo verdadeiros "passaralhos", principalmente no início do ano, nos meses que antecedem a data-base, como uma espécie de "cala a boca" nas redações.

Infelizmente, nenhuma surpresa. O surpreendente foi que dias depois de homologada a rescisão no escritório dos advogados (porque o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina alegou não ter estrutura pra isso), Hermínio recebeu um e-mail, deste mesmo Sindicato, com um convite explícito para se desligar da entidade. Diz o texto da mensagem: "Você gostaria de continuar pagando as mensalidades, de 15 reais mensais? Ou quer solicitar desfiliação do Sindicato?".

Nenhuma palavra de apoio ou incentivo ao profissional injustiçado. A hipótese do desligamento nem deveria ser mencionada. Numa época que todo o movimento sindical faz esforços para congregar, ampliar, o nosso Sindicato vai justamente na direção contrária. Um caco do Estatuto que permite a desfiliação depois de seis meses de inadimplência, que NUNCA tinha sido utilizado, agora é empregado com uma frequência preocupante pela atual diretoria. É a única entidade que se orgulha de ter diminuído, com esses expurgos, o quadro de associados.

Só essa esquizofrenia explica todo o empenho da atual gestão para sindicalizar os jornalistas precários. Possibilidade mais uma vez rechaçada, felizmente, pela categoria em recente reunião do Conselho de Representantes da Fenaj, apesar da defesa insistente e equivocada da direção do nosso Sindicato em favor da causa dos precários. Tenho certeza que o Hermínio, apesar do desconvite oficial, vai permanecer sindicalizado e ajudar a mudar esse estado de coisas.

Sérgio Murillo de Andrade
Jornalista

MOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário