quinta-feira, 21 de julho de 2011

CARTA ABERTA

Carta aberta à FENAJ, aos Sindicatos de Jornalistas do Brasil, jornalistas e movimento sindical de Santa Catarina.

Companheiros(as):
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) realiza nos dias 25 e 26 de agosto próximo eleições para renovação da Diretoria. Descontente com os rumos que o Sindicato tem tomado nos últimos anos, distanciando-se da categoria e aproximando-se de interesses externos e estranhos aos dos jornalistas, um grupo de profissionais articulou-se para apresentar uma chapa alternativa à atual direção: “VaMOS juntos”, liderada pelo jornalista Valmor Fritsche.
No dia 10 de junho, em assembleia geral, a entidade definiu o processo eleitoral – exclusivamente pela internet – e formou a comissão eleitoral. O resultado da votação que definiu a eleição exclusivamente pela internet, proposta da atual diretoria, foi 29 a 26. Com essa diferença de três votos (há pelo menos três casos de presença irregular na assembleia), a comissão eleitoral foi formada com associados indicados, na sua maioria, pela atual direção do Sindicato.
A Chapa 2, de oposição, preocupada com a desorganização da secretaria da entidade e com recentes decisões da comissão eleitoral e dos atuais diretores, que apontam para a possibilidade de um favorecimento inadmissível aos que hoje controlam o SJSC, vem a público denunciar as seguintes situações inaceitáveis, sob qualquer ponto de vista:
1. Na assembleia geral que elegeu a comissão eleitoral e definiu o processo, todos os presentes assinavam uma listagem de associados supostamente regularizados e em dia com a Tesouraria, como prevê o Estatuto. Uma colega (o nome foi denunciado junto ao Ministério Público), por exemplo, assinou e votou na proposta da atual direção do Sindicato. Documento oficial do Ministério do Trabalho e Emprego prova que essa colega só obteve seu registro profissional (condição essencial para a sindicalização) cinco dias após a assembleia. Sua sindicalização de fato só foi realizada no dia 28 de junho.  O nome dela de modo algum poderia constar de uma lista de sindicalizados emitida pela Secretaria do SJSC 18 dias antes. Ou seja, a atual direção maquiou a lista de sindicalizados e foi conivente com outras irregularidades na mesma assembleia (também denunciadas ao MP) e até mesmo patrocinou uma ilegalidade.
2. A comissão eleitoral decidiu, por maioria, que as chapas só poderiam concorrer se apresentassem a relação completa de candidatos para os cargos em disputa. Se um dos nomes fosse impugnado, toda a chapa seria inviabilizada. Essa regra contraria uma norma tradicional nas eleições sindicais que estabelece o parâmetro de validação da inscrição da chapa que tenha, pelo menos, dois terços das candidaturas viabilizadas. A Chapa 2 fez recurso. Com base num parecer da assessoria jurídica do Sindicato, o recurso foi rejeitado. Para os advogados, diretores e maioria da comissão eleitoral, o Estatuto obriga a apresentação dos 30 candidatos. Há três anos, a atual diretoria apresentou apenas 27 nomes para a eleição, com edital baseado no mesmo Estatuto e analisado, certamente, pela mesma assessoria - http://www.sjsc.org.br/downloads/pj51red.pdf. Pergunta: a diretoria atual do SJSC vai admitir que infringiu deliberadamente o Estatuto e se auto declarar impugnada?
3. Noutra manobra para dificultar a inscrição da Chapa 2, a comissão eleitoral e a direção do Sindicato disponibilizaram a ficha oficial de qualificação de candidatos no site da entidade somente no dia 14 de julho de 2011, ou seja, faltando dois dias úteis para o prazo final de inscrição dos candidatos – uma tarefa difícil se considerarmos a necessidade de coletar as assinaturas dos colegas em diversas regiões do estado e remeter o documento de volta à sede do Sindicato, em Florianópolis.
4. A comissão decidiu que o colégio eleitoral será fechado em julho. Essa regra impede a participação de jornalistas que recebem seus proventos até o quinto dia útil e pagam a mensalidade sindical na sequência. Não está esclarecida também a situação de boa parte da categoria que tem desconto direto em folha. Nesse caso, qual o mês a ser utilizado como referência: junho ou julho?
5. A direção do SJSC tem adotado nos últimos meses critérios diferenciados na cobrança de mensalidades em atraso. Dezenas de jornalistas em situação exatamente igual recebem orientações conflitantes e totalmente distintas. Há casos de sócios que receberam três ou quatro respostas do Sindicato totalmente diferentes, para a mesma consulta.
6. As listagens de associados são desorganizadas e há indícios de que a atual direção estaria inflando artificialmente e irregularmente o colégio eleitoral.
7. No dia 18 de julho, último dia de inscrição de chapa, o atual presidente – que vai concorrer ao terceiro mandato consecutivo – tirou da cartola mais uma exigência aos candidatos da oposição: o pagamento do combalido imposto sindical, além da mensalidade. Não se conhece nenhum outro sindicato que exija tamanho absurdo.
8. Por último, informamos que, em virtude da decisão de realizar a eleição exclusivamente pela internet, a Chapa 2 – “VaMOS Juntos” buscará junto ao Ministério Público, ou mesmo à Justiça, a garantia de que todo o processo eleitoral, inclusive a elaboração de lista de eleitores, seja auditado externamente e por profissionais de reconhecida qualificação. Especialistas têm alertado que eleições através da rede mundial de computadores exigem, necessariamente, inúmeras cautelas, entre elas a auditoria externa, certificada e independente.

 Florianópolis, 21 de julho de 2011.
VaMOS Juntos – O Sindicato dos Jornalistas para os Jornalistas

2 comentários:

  1. Caros colegas, olhem o absurdo. Moro na Itália há sete anos e pedi licenciamento do sindicato. Sempre paguei, por 14 anos , minha contribuição em dia. Quando retornei da Itália descobri simplesmente que fui EXCLUIDO do quadro de associados. Um verdadeiro absurdo. Abaixo esta catrefa que impera no sindicato de SC. André Guillamelau

    ResponderExcluir
  2. Abaixo a atual diretoria do sindicato. Olhem o absurdo: por 14 anos fui associado do Sindicato e sempre estive em dia com minhas obrigações. Moro há sete anos na Itália e pedi licenciamento. Quando retornei para atualizar a minha situação fui informado que havia sido EXCLUIDO do sindicato. Como assim? Excluído? Mas que incompetência!!!! Vida nova ao sindicato !!!!

    ResponderExcluir