sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cadê Santa Catarina?

A foto ao lado é o registro de uma reunião de dirigentes da Fenaj e de sindicatos de jornalistas de todo o Brasil com a deputada Rebecca Garcia (PP/AM), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para os Jornalistas. Não adianta procurar. Nenhum desses jornalistas presentes é representante do nosso Sindicato, que mais uma vez optou por não participar das mobilizações nacionais realizadas ontem (15) em Brasília. 

Mesmo os sindicatos que não estiveram presentes, durante toda a semana estão realizando manifestações públicas que exigem a imediata votação das PECs (Projetos de Emenda à Constituição) que resgatam a exigência da formação superior para o exercício da profissão. Nosso Sindicato fez na terça-feira (14) um debate que reuniu oito pessoas para refletir sobre a decisão de dois anos atrás do STF. Ainda não perceberam que o STF é passado e que o foco do movimento é a aprovação das PECs.

Não é a primeira vez que perdem o foco. No final do ano passado, na questão da lei estadual do diploma para o serviço público, estavam perdidos negociando com o governador Colombo uma emenda a uma lei do governo anterior, como consolação. Não sacaram que a luta era a derrubada do veto. Alertados pela oposição (olha aí a vantagem de ter, pelo menos, uma opinião contrária) passaram a focar na Assembleia Legislativa que, com a pressão da categoria, derrubou o veto no início deste ano.


No dia 17 de junho de 2009 o STF extinguiu com um dos pilares da regulamentação profissional dos jornalistas a pedido dos empresários da comunicação. Como não há sessão no Congresso Nacional no dia 17, a mobilização que marca dois anos desta desastrosa decisão foi antecipada para o dia 15. O ato realizado no Senado (foto ao lado) busca fazer pressão para que o presidente do Senado, José Sarney, coloque a PEC 33/09 imediatamente em votação, visto que já está na mesa diretora do Senado há um mês um requerimento assinado por líderes de diversos partidos pedindo a tramitação da matéria em regime especial.

Leonel Camasão
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário