quarta-feira, 15 de junho de 2011

A agenda da luta


Eleição será 25 e 26 de agosto. Convenção do MÓS, dia 9 de julho
Nossa agenda já tem vários compromissos marcados. A eleição para renovação da direção do Sindicato, definida na assembleia geral, será nos dias 25 e 26 de agosto. A chapa do MÓS será formada de forma democrática e  transparente, como sempre foi: em convenção ABERTA a todos os companheiros e companheiras que se opõem à atual diretoria do SJSC.

Uma diretoria contra a categoria
A Assembleia do dia 10 foi marcada por alguns fatos inusitados. O Sindicato convocou os diretores da entidade de todas as regiões do Estado para enfrentar a categoria. Resultado apertado: 29 a 26. No horário marcado, 10h, nenhum diretor presente para abrir a reunião. O primeiro só apareceu 20 minutos depois. Acostumado a sempre estar com a razão, o Presidente foi obrigado a se retratar na abertura dos trabalhos e reconhecer que se excedeu ao definir, antes da assembleia - que no seu entender deveria ser apenas homologatória - a data e a forma da votação. Para ele, debate só atrapalha.

Pela internet, sem segurança
Apesar de todas as evidências de que não se trata de método seguro e TRANSPARENTE, a atual direção do Sindicato insiste em fazer a eleição EXCLUSIVAMENTE através da internet. Refuta a forma tradicional, cédulas e urnas, alegando perda de tempo passar em redação e assessorias para coletar os votos dos jornalistas diretamente. NENHUMA outra entidade sindical faz eleição por internet. A desconfiança, justificada, não significa atraso. É porque ainda não existe NENHUMA garantia de inviolabilidade e lisura. O próprio Presidente admitiu que na última eleição do SJSC, realizada somente pela internet, ele mesmo, candidato à reeleição, tinha acesso ao sistema que gerenciava a votação.  A forma definida pelo Sindicato vai exigir muito mais atenção e OLHO VIVO de todos MÓS.

Destempero, sem explicação
Totalmente mudo durante a assembleia, o Vice-presidente dedicou o seu tempo logo após o término da reunião para desancar e desrespeitar colegas sindicalizados nas redes sociais. Chamou de bocó um colunista que ousou comemorar a reorganização do MÓS. Os que votaram contra o cheque-em-branco da eleição apenas pela internet eram “jurássicos”. No lugar de comemorar a presença dos sindicalizados na assembleia, preferiu a provocação. Que papelão! Não se sabe porque tanta alteração da parte do Vice. Ou será que a vitória não foi tão retumbante quanto se esperava e se investiu?

Apesar dos pesares, estamos na luta.
Movimento de Oposição Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário