sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cadê o respeito aos jornalistas?

Cadê o respeito aos jornalistas?

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina acaba de passar por um processo eleitoral, que culminou com a vitória da oposição. Hoje, sexta-feira, faz uma semana que o resultado foi proclamado. Até agora, a única menção na página do sindicato ao resultado do processo eleitoral é a seguinte:

26/08/2011 - RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2011

Chapa 1- Sindicato mais forte é Sindicato Presente: 132 votos
Chapa 2 – Vamos Juntos!: 223 votos
Votos em branco: 3
Votos nulos: 3


Apesar de ter uma jornalista contratada exclusivamente para fazer a assessoria de imprensa da entidade,não há absolutamente nenhuma reportagem, matéria, entrevista ou informação adicional sobre o processo eleitoral. Somente o resultado, seco, gélido. Independente do resultado, a assessoria de imprensa do sindicato deve estar a serviço do sindicato, e não de chapa a ou b. Não é porque a atual diretoria não se reelegeu, que o sindicato deve parar de funcionar.

Exemplo muito diferente ocorreu em abril, nas eleições do Sindicato dos Bancários. Assim que proclamado o resultado - que também elegeu uma chapa de oposição - já havia uma matéria sobre o processo, como se desenrolou a votação, imagens da apuração, etc. No dia seguinte, havia uma entrevista com o presidente eleito, primeiras ações que pretendia tomar, e assim por diante.

Essa atitude da atual gestão - que acaba em menos de um mês - é um desrespeito aos jornalistas catarinenses e a todas e todos que se envolveram no processo eleitoral, fossem candidatos, fossem apoiadores, fossem eleitores.

Para piorar, a atual gestão parece ter abandonado o sindicato. Jornalistas não conseguem contato telefônico, e o sindicato ainda anuncia que não terá expediente hoje, nem no dia 8 de setembro, onde vão emendar o feriado. É ou não é falta de respeito com os jornalistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário